
Aramá.Bio
A NOSSA HISTORIA
O Teatro Aramá formou-se na cidade do Porto em agosto de 1995. Desde então as suas produções têm sido criadas dentro de variados contextos temáticos e artísticos, dirigidos a diferentes faixas etárias, assim como a diferentes tipos de espaços, sejam eles: salas de espetáculos, estabelecimentos de ensino, bibliotecas, bares, cafés, cabeleireiros, espaços sacros e praças.
Em cada processo, inicia-se um novo percurso em direção a novas experiências que se perspetivam a contribuir para um enriquecimento artístico e humano.
Nesta viagem os estímulos motivadores à criação são diversos. Adotando diferentes metodologias às exigências de cada trabalho, salientam-se experiências em que se dá o protagonismo à arquitetura do espaço como gerador de ideias que irão inspirar, desde o tema, à escolha do autor, ou ainda a criação coletiva dos textos, que servirão os espetáculos. A alternância entre o texto, tema, espaço ou ainda a estética como células geradoras de impulsos à criação, permite deixar uma porta aberta à espontaneidade numa tentativa de renovação do ato criativo.
A conquista da sua plateia joga na diversidade etária: infantil, juvenil e adulta, para a qual contribui um conjunto de estratégias e vontades no sentido de atingir os resultados a que se propõe. Os espetáculos itinerantes, destinados à comunidade escolar, infantil e juvenil, têm ocupado um lugar relevante no global das produções da companhia.
O TEATRO VAI À ESCOLA
As produções do Teatro Aramá, destinadas ao público em idade escolar, dos diferentes níveis de ensino, projetam-se e desenvolvem-se, na sua maioria, em sintonia com motivações temáticas, mesmo as que partem de obras contempladas nos programas de ensino, que permitem a este coletivo ir ao encontro das necessidades reais, educativas e formativas; e à motivação alia-se, inevitavelmente, a forma e a adaptabilidade aos diferentes espaços.
Ao longo dos vários anos, desde a sua formação em 1995, a companhia tem privilegiado a itinerância pelas escolas, de modo a proporcionar àquelas que se debatem com dificuldades de deslocação às salas de espetáculos, ou mesmo por opção, possam aceder ao teatro dentro do espaço escolar, ou outro sugerido. Trabalhamos e acreditamos no teatro e no seu valor criativo e transformador; como arte do pensamento, das ideias, da reflexão e no seu diálogo aberto e constante com a vida. E é o seu poder construtivo nos processos de aprendizagem, individual e coletivo, que desejamos partilhar com a comunidade escolar e todos os interessados.
Os Aramáicos
Tó Maia
Ator e Encenador
Su Maia
Atriz e dramaturga
Eva Fernandes
Atriz
Miguel Rimbaud
Ator
Jaime Monsanto
Ator
Cristina Briona
Atriz
Manuel A. Santos
Ator
Ana Nunes
Atriz
Gabriela Amaro
Atriz
Catarina Rapazinho
Atriz
Rita Valério
Atriz
Hernâni Miranda
Cenógrafo e Ator
Marta Rosas
Atriz
Filipe Silva
Músico e Sonoplasta
Pedro Esperança
Cenógrafo
André Santos
Músico e Ator
Historial
Da lua fiz um barco - Dezembro 2016